22 de julho de 2011

Reciclagem







Reciclam os óleos que usam? Se não o fazem deviam fazer... basta meter os óleos que já não usam em garrafas e ir levar aos pontos de recolha de óleos alimentares usados.

Existem nos Pingo Doce (não sei se há nos outros hipermercados) e em alguns conselhos existe na rua junto de alguns ecopontos.

A AMI tem uma campanha de recolha de óleos alimentares usados, vejam aqui.



Porque não jogar no lixo ou mandar cano a baixo?



-Contribui para o entupimento da canalização dos esgotos



- Polui os recursos hídricos (1 litro deste resíduo contamina 1 milhão de litros de água);



- Quando chega à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a gordura acumula-se à superfície dos tanques, formando uma capa que impede a oxigenação necessária à biodegradação dos resíduos a tratar, dificultando o processo;



- O lixo não pode ser uma opção. Os óleos alimentares usados depositados em aterros infiltram-se no solo e são responsáveis pela formação de metano, um gás com efeito de estufa.

3 comentários:

  1. OU então façam como eu e não usem óleos :) em minha casa não se fazem fritos! Amigos da Saúde e do Ambiente :) (quando digo que n faço, não faço mesmo...!)

    ResponderEliminar
  2. Uma vez por outra fazem-se fritos cá em casa... em épocas festivas ou quando se dá asas à imaginação e se resolve experimentar fazer croquetes.
    Mesmo o pouco que se use convém reciclar sempre. Basta uma pequena quantidade para contaminar milhares de litros de água.

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão... por acaso fico possessa qd vejo tudo ir pia abaixo! Por outro lado ainda não vi os tais contentores para óleos...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário, até breve :)