19 de setembro de 2011

"Não te volto a dizer" #1

Imagem tirada da internet


Este livro foi um dos presentes de aniversário que recebi este ano.
Escrito pelo pediatra Paulo Oom é um livro que estou a adorar ler e a tentar absorver o melhor que consigo cada dica valiosa que encontro pelas 325 páginas.
Conforme vou lendo vou sublinhado (mania do tempo de estudante) as partes que considero importantes.
Hoje deixo-vos um pouco da introdução do livro.

" A disciplina deve exercer-se principalmente pela positiva, dando atenção, encorajando e elogiando. Alguns truques podem ajudar-nos muito nessa tarefa de levar a criança a comportar-se como julgamos melhor, sem transformar isso numa guerra constante, numa tensão permanente ou numa luta contínua entre filhos e pais. A criança que sente que tem apoio dos pais e que a sua voz também é ouvida dentro de casa, colabora com maior facilidade e muito maior entusiasmo. Pelo contrário, a criança permanentemente contrariada, que não é ouvida quando se decide instituir uma regra nova e que vive em permanentemente tensão com os pai, é uma verdadeira dor de cabeça para todos e consegue transformar a nossa vida num inferno."

" São tantas as situações do dia-a-dia em que a criança se pode portar mal que é inevitável que isso aconteça e não faz necessariamente parte de um plano maquiavélico para nos atormentar a vida. De certa forma é normal e até desejável, dentro de alguns limites. A criança que "estica a corda" está a tentar perceber até onde pode ir na descoberta do mundo que a rodeia."

"Muito do que os nossos filhos são, deve-se à forma como nós somos.Servimos de modelo, para o bem e para o mal. E por isso a educação e a disciplina devem começar não olhando para os nossos filhos, mas olhando para nós próprios. Que valores defendemos e praticamos, que atitude colocamos no que fazemos, que disponibilidade temos para os nossos filhos? Nunca nos esqueçamos, em relação ao tempo que dispomos para os nossos filhos, que a qualidade é necessária mais impossível sem um mínimo de quantidade."

Por Paulo Oom em "Não te volto a dizer"

5 comentários:

  1. Por aqui há horas que são "sagradas" - é guerra aberta entre pais e filhos até ao desespero
    O deitar e o ir para a mesa... Tiram-me o sono e o apetite!
    Tenho de procurar esse livro para ver os truques de que fala

    ResponderEliminar
  2. Desde que tenho o livro já li até à página 76, mas as páginas anteriores acho que já as reli umas 3 vezes... para sublinhar e para... relembrar... num daqueles dias em que "tenho de ter mais calma, o que dizia mesmo o livro?"
    Isto tem de começar tudo por nós... pela nossa maneira de ser... acho que ao mesmo tempo que educamos os miúdos temos de nos reeducar a nós em algumas coisas... porque é tramado ver o mau da nossa maneira de ser refletido no comportamento dos miúdos.

    ResponderEliminar
  3. eh pá... n posso com este homem desde que o vi dizer na TV que os filhos não são nem podem ser a coisa mais importante da vida... n gostei pronto...

    ResponderEliminar
  4. Acho mau prenúncio um livro que tem como título uma ameaça e na capa uma criança encolhida , nem sei se de medo ou de vergonha.... Bem sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas neste caso não consigo deixar de o fazer.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário, até breve :)