4 de dezembro de 2011

Valores na vida...


Quais são os vossos valores... os valores não económicos... aqueles em que quase ninguém pensa nos dias de hoje ( actualidade maioritariamente consumista e supérfula... oca... vazia de felicidade verdadeira, realização pessoal sem ser por meio de coisas materiais.)  
São felizes com vocês mesmo? São felizes com o vosso conteúdo? Onde encontram a felicidade que alimenta os vossos dias? Acham que se fossem mais ricos seriam mais felizes? Acham que se fossem podres de ricos seriam felizes com os luxos que poderiam alcançar ou partilhavam com os outros porque tinham o suficiente para viver? Acreditam em estatutos? Titúlos (engenheiro, Dr, etc)?
Acreditam que pessoas com títulos são superiores a uma empregada de limpeza? Acreditam nesse "valor" que nos incutem desde pequenos?  Acreditam que quanto mais (falo materialmente) se tem mais feliz se é?

O que é felicidade?

5 comentários:

  1. A felicidade é algo que nós criamos, nós e só nós.
    A felicidade somos nós que a fazemos.

    ResponderEliminar
  2. E para realmente haver felicidade temos de ter o mais importante - saúde - esta sim da-nos a felicidade plena.
    Do q vale ter rios de dinheiro e n ter saúde. Uma doença terminal, não há Nd que salve.
    E em relação a títulos, odeio, odeio que ao se apresentarem, se auto-intitulem lol tipo eng.o xxxxx ou arq.to yyyyy parto-me a rir e dá vontade de perguntar se a Maezinha o baptizou assim mesmo LOLOLOL
    por isso cada um é feliz à sua maneira!
    Beijinhos
    SSC & Matilde

    ResponderEliminar
  3. Olá!!!
    Eu acho que hoje em dia as pessoas não dão o devido valor ao dinheiro. Por isso assim o ganham assim o gastam, alimentando este conceito de sociedade de consumo desenfreado, oco e sem sentido.
    O dinheiro serve sim ( a meu ver) para nos aquecer, alimentar, cuidar da nossa saúde e oferecer-nos uma formação. Simplesmente isso, o básico. Tudo resto vem da nossa criatividade, imaginação e vontade de estar com o próximo principalmente estar rodeado das pessoa que mais amamos isso sim é felicidade, a meu ver. Em reação aos estatutos de dr. e outros...eu tenho uma teoria :) se realmente somos dr. e eng. se nos matámos a estudar se nos esforçamos se pagámos para o fazer, para ser dr. é preciso pagar uns milhares, sim, acho que não há mal nenhum de tratar a pessoa em questão dessa forma, ela fez por isso. Agora tenho asco muito asco daqueles que nem uma licenciatura têm completa e já querem ser tratados como tal. Se uma pessoa que é dr. ou empregada doméstica têm o mesmo valor? claro que sim, claramente que sim. Simplesmente uma esforçou se mais para ter um estatuto a outra não ( ou não teve condições para isso).Não podemos ser todos iguais. Esta é a minha opinião e vale o que vale :) Bjs
    Gosto muito do teu blog

    ResponderEliminar
  4. Quando me referi a estatutos... refiro-me a tratarem melhor certa pessoa porque tem um título.
    Por exemplo, no trabalho da minha mãe às vezes lá vem quem faz as notas de encomenda de propósito dizer "Faz isso bem porque é para o Dr/eng xpto.
    E uma pessoa fica.... "mas uma pessoa merece ser melhor atendida só porque tem um título?"
    Não discordo de as pessoas estudarem... discordo de acharem que há pessoas que por terem um título (merecido porque estudaram por isso, tudo bem) são melhores que quem lava escadas por exemplo.
    Coisa que me irrita então é "o senhor sabe quem eu sou? Sou "fulano xpto" não sei das quantas... tem de me tratar bem" Mas e se fosse a Maria das couves não merecia ser bem tratada na mesma? Eu tive experiências destas quando trabalhei na loja de familiares e apareciam fornecedores ou certos clientes... chegavam lá viam uma miúda e tratavam logo de cima para baixo ou mal falavam... quando eu dizia "A minha tia não está de momento" ou "Vou chamar a minha tia, só um momento"... as caras, a maneira de falar mudava logo.... enfim...
    Esta conversa toda veio a propósito de um documentário feito por um realizador de cinema, quando puder eu coloco o trailer.

    ResponderEliminar
  5. O mais importante para mim não são as coisas materiais mas sim aquelas que não se vêem...os sentimentos...onde se englobam família e amigos... Muitas vezes o dinheiro é colocado à frente daqueles que são mais importantes para nós e aqueles que optam pelo lado monetário/estatuto e/ou material nunca saberão o que realmente é ser feliz... Somos materialistas, consumidores compulsivos, o ter sobrepôs-se ao ser, e um dia acordamos vazios porque aquilo que realmente nos preenche não é material...é...é o quê? Cada um sabe o que é, não dá para explicar, só mesmo sentir...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário, até breve :)