19 de setembro de 2012

Coisas de crianças


Desde que a escola começou que comecei a lidar com coisas novas... como...
o facto de o meu filho levar estalos e não só de outro menino.... coisa que vem da pré, mas lá estava controlado e na primária não é bem assim né?  
Falei com esse menino e pelo menos nesse dia não voltou a repetir a proeza, mas também só teve a oportunidade nesse dia porque entretanto o meu está doentinho em casa :( mas se repete a proeza "temos a burra nas couves".
Mas hoje fui à escola levar o atestado do médico e enquanto esperei pela professora estive a ver os miúdos e bolas... já me esquecia como são cruéis...
Esse mesmo menino que bateu no meu entrou na escola e o que se ouve?
"Ehhh olha o cigano, o cigano chegou.... és cigano..."
Bolas... o miúdo é pestinha sim... mas também é bastante carente e à parte disso tudo é uma criança (foi ele que bateu no meu, mas podia muito bem ter sido outro qualquer que não fosse de etnia cigana)...
E os meninos repetem o que ouvem em casa... e é de lamentar...
O meu na segunda-feira no carro volta-se "grande carrada de ciganos"....
E nós não gostamos... perguntamos onde tinha ele ouvido isto e disse que os viu passar e foi o que os outros meninos disseram.... e nós lá explicamos que são apenas pessoas de uma etnia diferente, mas nada disso importa assim como não interessam as nacionalidades e as cores da pele.
Cá em casa o que ensinamos é isto... somos todos pessoas do mundo, apenas isso... nascemos em países diferentes, com cores diferentes (já expliquei que até dentro dos ditos "brancos" existem os louros, os morenos, os de olhos azuis, castanho, etc. ) com culturas diferentes.... maneiras de encarar este mundo diferentes... não somos obrigados a concordar todos uns com os outros, mas não podemos apontar o dedo aos outros por a cor de pele ser diferente ou ser de outra etnia.
Mas não pensem que por isto não os ensinamos a defenderem.... os meninos são todos iguais sim, mas há que não deixar que se aproveitem da bondade... porque sejam brancos, amarelos, às bolinhas ou às ricas há meninos que são traquinas... e o meu pestinha pequenino é um deles e a educação é a mesma que a do irmão... as personalidades vêm mais que vincadas a nós só nos resta ir limando... às vezes é mais difícil que outras, mas cá estamos para isso não é verdade?

Hoje também no meio da minha observação dos miúdos da escola a brincar vi uma menina talvez do 2º ano a dar estalos na cara de um do 1º... e o miúdo ria-se... e vá estalos e depois dava-lhe beijos na cara onde tinha batido... e depois abraços... e o puto ria-se...
E pronto... mas será que o ditado mudou?
Agora será "quanto mais te bato mais gosto de ti"?

Esta mesma menina largou este miúdo e foi-se agarrar a outro também pequenino a tentar o mesmo... e por acaso acho que já a vi também a meter-se com o meu...
As miúdas andam terríveis nos dias de hoje....  ou é mesmo assim? É que isto é tudo novidade para mim também.

Ahhh fui à reunião de pais e vim toda "inchada" de orgulho :)
A professora diz que o meu filhote é muito calminho e bem comportado :)
Só espero que assim continue, mas várias pessoas que conheço com filhos mais velhos dizem que agora com a interacção com os outros normalmente soltam-se mais e começam a ficar mais reguilas... será?
Epá um bocadinho de mais genica não lhe fazia mal desde que continue educado e sossegado dentro da sala de aula.

Do pequeno ainda não há muito a dizer sobre a escola porque só foi ainda 3 dias e chora chora quando começa a ouvir os outros todos a chorar ao mesmo tempo... olhem... até a mim me apetece chorar com eles.. pobrezinhos :(


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário, até breve :)