23 de maio de 2012

Corantes



Eu sempre gostei pouco de  tudo o que é artificial... mas desde que comecei a fazer os bolinhos comecei a lidar mais com os corantes alimentares artificiais.
Da última vez que comprei o corante azul (foto canto superior direito) trazia aquele aviso :S
E se eu já não gostava que os miúdos comessem a pasta por ter gordura hidrogenada agora então comer a pasta com corante muito menos, mas torna-se dificil porque eles acham um piadão a comer coisas com cores fortes (e lá faço eu papel de mázinha porque não os deixo mesmo comer).
E no outro dia  compramos groselha para a o aniversário deles (sumo de ancores (à falta de laranjas) com groselha fica muito bom), optamos pela marca "Albergaria" porque era fabricada em Portugal e tinha bom aspecto, mas os totós nem lhes passou pela cabeça ler os ingredientes... só no dia seguinte estavamos à mesa com a garrafa na frente e o marido viu ali o avisozito em letras pequeninas e menos evidentes:
"E122: Pode causar efeitos negativos na actividade e atenção das crianças."
E lá foi tudo cano a baixo...
E pronto agora vou tomar ainda mais atenção a tudo o que seja vermelho e que tenhas outras cores garridas (há coisas que se vê claramente que a cor não é natural delas, mas no caso da groselha pensei que fosse, totó).
E agora eu pergunto....e o famoso bolo Red velvet?
Epá cá em casa nunca houve desse, mas experimentei uma vez o bolo arco-iris... mas nunca mais cá entra...
Tudo muito bonito, mas nãããããã... primeiro a nossa saúde...
Haja couves e afins daqui da horta :) e ovos das minhas galinhas (Josefina, Genoveva, Deolinda e Albertina)
Minha gente... não há nada como as cores naturais das coisas :)
Mas claro que vou continuar a usar os corantes nos bolinhos, mas encaro-os como decoração e não como parte comestível do bolo, mas quem quiser... coma....

2 comentários:

  1. tenho ideia que em certas lojas és capaz de encontrar corantes mais naturais... mas de certeza tb mais caros... eu gosto de ler ingredientes... se vir alguma marca com menos E's aviso-te :)

    ResponderEliminar
  2. Pois eu ia fazer um red velvet para o meu aniversário, mas quando fui comprar o corante vi isso também e desisti...ainda por cima estando grávida é que nem pensar mesmo...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário, até breve :)