1 de maio de 2013

1º de Maio

Desde bem pequena que me lembro de no dia 1 de Maio se acordava bem cedinho. Na noite anterior a minha mãe deitava-se sempre tarde por causa dos preparativos.
Partiamos em direcção a um destino que quase obrigatóriamente tinha uma ribeira ou barragem.
Chegando lá normalmente as mulheres tratavam de organizar o almoço enquanto os homens iam arranjar um sítio onde fazer fogo para assar o almoço.
Eu e os meus primos brincavamos a atirar pedrinhas para a água :)
No fim do almoço as mulheres arrumavam tudo e lavavam a louça e os homens.... enfim... esta parte era a que menos gostava.... iam em busca da porcaria de um sitío onde tomar café e enquanto secavamos à espera deles eles bebiam demais e o caminho para casa era feito em sobressalto... pelo menos eu só não rezava o caminho todo porque nunca fui dada a essas coisas... mas pronto... dou mais valor às boas memórias e há que dar valor ao convívio e ao atirar pedras à água :)
Agora já em outra fase da vida... foi a nossa vez :)
Hoje partimos nós de "armas e bagagens" com a comidinha feita, roupas extra para os pestinhas, mantas de retalhos (é obrigatório.. nem me parecia pic nic sem mantas de retalhos para nos sentarmos em cima) entre outras tralhas.
Desta vez foi a vez dos meus pequenos se molharem todos mesmo usando as galochas.... de se divertirem como eu já me diverti.... mas desta vez não houve homens a fazer fogo e a partir em busca de café e alcoól... desta vez não houve alcoól... o trabalho foi dividido e houve o convivío que tanto gosto.
Foi giro! Assim gosto mais... e espero que os meus pequenos guardem boas memórias para o futuro :)
E quem também gostou muito e se portou mais que bem?
A minha princesa canina :)
Ela passeou.... molhou as patas na ribeira... bebeu água da ribeira... enfiou o focinho dentro de água para trincar umas flores que estavam no fundo da ribeira (? grande pancada)... trincou uns ossinhos... leu o jornal... hum? leu o jornal? bem... a julgar pela foto ou o leu ou era quentinho lol


Um curiosidade.... 
É só pelos Algarves que há esta tradição do pic nic do dia 1 de Maio ou também há em outras partes do país? 

2 comentários:

  1. Por aqui não usamos isso :P.
    mas olha ainda bem q dia teve bom :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Por aqui não usamos isso :P.
    mas olha ainda bem q dia teve bom :)
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário, até breve :)