31 de maio de 2013

Era uma vez... uma tarte de maçã


Fiz esta tarte de maçã toda gira para a festa do meu mais novo.
Mas eu com as pressas vou desenformar a dita cuja ainda quente e o resultado foi esse... mas eu ia lá desperdiçar a tarte... enfiei-a na minha taça alta de pé (partiu-se depois disto :(  ) e num ataque de loucura maluca lembrei-me de fazer uma placa de identificação para a tarte acidentada :)

Esbardalhou-se (como diz a minha amiga H.) mas que estava boa estava :)


17 de maio de 2013

"Nós, as Gajas."

Tive de partilhar este texto da Gaja Maria.
Está perfeito :) 


"Nós, as Gajas!"

"Aos 15 anos estamos cheias de inseguranças, de medos, confusas e insatisfeitas.  Gostaríamos de ter 20 e aquele ar de mulher cheia de auto-confiança e segurança e lutamos para ser tratadas como adultas. Sonhamos. Um dia queremos ser professoras, advogadas médicas, modelos, hospedeiras, escritoras. 
Um dia... 
Depois as nossas vidas começam a tomar rumos, uns que nos preenchem, outros que nem por isso. Vêm as borboletas no estômago, os amores, os desamores, as noites, os dias, as lágrimas, os sorrisos, as decisões para a vida. Continuamos com medos, com inseguranças, com sonhos, mas também com certezas, com atitudes e com muita vontade de crescer.
Vêm os grandes momentos. Vem o primeiro beijo, o primeiro namoro, a primeira vez que vivemos sem os pais, vem a bênção das pastas, vem o primeiro emprego, vem a nossa independência e o momento em que o nosso coração cai aos pés de alguém. Vem a casa dos nossos sonhos. Vem aquele pequeno ser que criámos dentro de nós e o nosso pequeno coração transborda de alegria e de felicidade. Mas também vêm problemas, contrariedades, lutas diárias e muitas lágrimas. Um dia vem o desespero de não conseguir realizar o sonho de ser mãe, vem o fim de um casamento, vem a frustração no emprego. Durante anos, limpamos, cuidamos, trabalhamos, amamos, choramos e sorrimos. Somos mulheres, profissionais, esposas, filhas, mães e tudo o que esperam de nós. Continuamos a rir e a chorar e sobretudo a sonhar.
Um dia vemos a primeira ruga no nosso rosto e o nosso peito descaído, doí-nos as costas e a barriga está flácida Compramos um anti-rugas e um Wonderbra, voltamos ao ginásio e sonhamos com uma cirurgia estética. Queremos voltar a ter borboletas no estômago, queremos adrenalina e queremos voltar a ter 20 anos. Um  dia, pensamos que o tempo vai passando e que nos esquecemos de nós, e que a vida nos tem passado ao lado e que está na hora de mudar de atitude. Queremos que o tempo páre, mas o tempo não pára. Aí começamos a não fazer fretes e a dedicarmo-nos apenas às pessoas que valem a pena e a seleccionar muito bem o que queremos para nós. Aprendemos a apreciar pequenas coisas e a dar prioridade a outras diferentes. Entretanto tornámo-nos mais tranquilas, mais sábias, mais confiantes e conseguimos contornar muitas das contrariedades que nos aparecem sem nós contarmos com elas. Muitas vezes fazemos coisas que gostamos e que nos dão prazer e outras não. E continuamos a sorrir, a chorar e a sonhar, sempre.
Estas somos nós, as gajas, no geral. Umas gordas, outras magras, umas felizes, outras nem por isso, um dia estamos tristes e no outro sentimos uma alegria imensa. Um dia sentimo-nos lindas e confiantes, no outro só queremos morrer. E morremos muitas vezes. E renascemos outras tantas.Sofremos as nossas dores, as dos nossos filhos, as dos nossos pais e ainda as dos nossos amigos.  Somos felizes com a felicidade deles. E continuamos a esquecer-nos de nós muitas vezes. E lutamos e choramos e sorrimos, todos os dias.
Assim somos nós, as gajas...."

16 de maio de 2013

Maio, o mês dos bolos

Bolo da avó... stop
bolos do G. casa e escola... stop
e bolos do R. casa e escola também... stop
Estou cansada... stop

 Bolo de iogurte com recheio de mousse de morangos frescos


 Salame de 3 chocolates

 Salame 3 chocolates


 Bolo de chocolate com recheio de fudge e brigadeiro branco

Salame 2 chocolates

1 de maio de 2013

1º de Maio

Desde bem pequena que me lembro de no dia 1 de Maio se acordava bem cedinho. Na noite anterior a minha mãe deitava-se sempre tarde por causa dos preparativos.
Partiamos em direcção a um destino que quase obrigatóriamente tinha uma ribeira ou barragem.
Chegando lá normalmente as mulheres tratavam de organizar o almoço enquanto os homens iam arranjar um sítio onde fazer fogo para assar o almoço.
Eu e os meus primos brincavamos a atirar pedrinhas para a água :)
No fim do almoço as mulheres arrumavam tudo e lavavam a louça e os homens.... enfim... esta parte era a que menos gostava.... iam em busca da porcaria de um sitío onde tomar café e enquanto secavamos à espera deles eles bebiam demais e o caminho para casa era feito em sobressalto... pelo menos eu só não rezava o caminho todo porque nunca fui dada a essas coisas... mas pronto... dou mais valor às boas memórias e há que dar valor ao convívio e ao atirar pedras à água :)
Agora já em outra fase da vida... foi a nossa vez :)
Hoje partimos nós de "armas e bagagens" com a comidinha feita, roupas extra para os pestinhas, mantas de retalhos (é obrigatório.. nem me parecia pic nic sem mantas de retalhos para nos sentarmos em cima) entre outras tralhas.
Desta vez foi a vez dos meus pequenos se molharem todos mesmo usando as galochas.... de se divertirem como eu já me diverti.... mas desta vez não houve homens a fazer fogo e a partir em busca de café e alcoól... desta vez não houve alcoól... o trabalho foi dividido e houve o convivío que tanto gosto.
Foi giro! Assim gosto mais... e espero que os meus pequenos guardem boas memórias para o futuro :)
E quem também gostou muito e se portou mais que bem?
A minha princesa canina :)
Ela passeou.... molhou as patas na ribeira... bebeu água da ribeira... enfiou o focinho dentro de água para trincar umas flores que estavam no fundo da ribeira (? grande pancada)... trincou uns ossinhos... leu o jornal... hum? leu o jornal? bem... a julgar pela foto ou o leu ou era quentinho lol


Um curiosidade.... 
É só pelos Algarves que há esta tradição do pic nic do dia 1 de Maio ou também há em outras partes do país? 

Mês dos bolinhos!

Maio é o mês do aniversário dos filhotes... logo é um mês com muito planeamento (principalmente de orçamento...)
Como os pequenos já não são assim tão pequenos e já escolhem... tenho perguntado que bolinhos querem (são 2 cada por causa da escola) e hoje o mais velho responde:
"Não sei... deixa-me pensar... vou desenhar um e já te mostro."

Agora até desenho me faz...
Saiu um mapa com nuvens por cima de portugal... ou seja uma imagem de satélite...
Oh bolas... o rapaz passou-se...
Assim sendo vou analisar os pedidos todos e ver no que dá.
O pequeno também não se decide sobre que bolinhos quer.... este ano estão-me a sair cá uma ajuda lol

Para o fim de semana tenho o bolinho da minha avó e também ainda não cheguei a uma conclusão... isto está bonito está...